MI ULTIMO VALLE

 

 

“Meu último Vale” é uma curta metragem testemunhal dirigido por Daniel Orte Menchero que conta a jornada de montanha de um esquiador de travessia, que ladeira acima, passo a passo, suando respeitosamente, sem teleféricos, bancos de esqui, sobe com os seus esquis de montanha ao alto de um cume do vale de Benasque. Desde ali observa e goza de uma paisagem grandiosa de montanhas selvagens onde não se vislumbra marca alguma do homem. Mas o protagonista sofre uma espécie de pesadelo, imaginando que o metal, o ruído e o mundo acelerado de uma estação de esqui próxima, invade estas mesmas paisagens onde ainda reina a solidão e a voz silenciosa das zonas alpinas. O seu pesadelo é apenas uma antevisão de um de tantos projectos que já estão sobre o papel.
Quando vem a si, Afonso começa a sua descida esquiando por pendentes de neve virgem. Desfruta com a velocidade e as curvas. A sua descida termina na vizinha estação de esqui onde de novo volta a encontrar a realidade.

Este filme foi integralmente rodado nas Tucas de Castañesa e Pusolobino, nos vales de Ardonés y Balbadera e na estação de esqui de Cerler, mas podia ter sido rodado em muitos outros vales das nossas montanhas ameaçadas pela expansão do dominio “esquiavel” como são Espelunciecha, Izas, Canal Roya, Ruego, Punta Suelza, Valdelinares o Javambre ...(texto traduzido para Português do DVD em Castelhano).

o vídeo também inclui testemunhos de: Castelhano aprox. 50min - 2004

Eduardo Martinez de Pisón – Catedrático de Geografia física da UAM (Universidade Autónoma de Madrid) especialista em estudos relacionados paisagens naturais de montanha, glaciares, vulcões, rochas e bosques.

Sebastião Alvaro – Director da conceituada série televisiva de Aventura em Espanha; Al filo de lo Impossíble

Juanito Oilarzabal – Himalaista espanhol com os 14 cumes com mais de 8.000m

Joaquin Araújo - Jornalista

“Meu Último Vale” está dedicado a todas as pessoas que honradamente ganham o pão trabalhando na neve.

www.ecologistasaragon.org/nieve - A compra deste magnífico DVD reverterá para a defesa das montanhas AJUDE proteger as montanhas! Em Portugal o DVD estará exclusivamente à venda durante o evento e apenas existirão 30 exemplares disponíveis. É um documento indispensável para clubes de montanha e/ou associações de ambiente mas também útil para a sensibilização de cidadãos e cidadãs individuais.

E Portugal!!!! – Parque “Natural” da Serra da Estrela

“...maior plano de investimento turístico jamais previsto para a zona, destinado a transformar as Penhas da Saúde no primeiro aldeamento de montanha em Portugal e num dos principais destinos turísticos do país...” - (um novo ALGARVE???)

“...construção de dois novos hotéis (um nas Penhas da Saúde, com cem quatros, e outro mais pequeno, perto da Covilhã), de uma urbanização com 600 apartamentos e moradias e até de um casino”

"...deverá também surgir um pavilhão multiusos para congressos e actividades desportivas e culturais, assim como novas estruturas para o comércio e lazer, destinadas a dinamizar a zona e oferecer espaços de animação ao visitante."
fonte
: http://viajar.clix.pt/com/noticias.php?id=1636&lg=pt
Em 15/1/2004 fechou o negócio para aquisição e montagem de 42 canhões de neve para colocação nas pistas de esqui da Torre.

"Se tivéssemos cinco vezes mais camas registadas elas estariam cheias", Milhares de carros aventuram-se na subida até à Torre com o tráfego a revelar-se bastante congestionado ...uma vez que não havia espaço para deixar os carros”.
fonte: http://www.novaguarda.pt/030402/g_reg2.htm

São estas as “montanhas” que a humanidade pretende legar às próximas gerações? é este o caminho para a sustentabilidade? pelo respeito à natureza/ ambiente e saúde de todos nós?

Proteger a natureza/ambiente não é um “dever” mas sim uma necessidade inerente à “nossa” existência!

 

 

 

Página actualizada em
02-10-2003 17:13:23