1| A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

D

  Significado
Daisy Chain Fita constituída por inúmeros e pequenos anéis, a que podem ser unidos mosquetões. Esta fita permite uma rápida união do escalador a um ponto de segurança, controlando rapidamente uma distância desejada do seu corpo a esse mesmo ponto. Muito utilizada principalmente em artificial nas vias de Big Wall.
daN decaNewton, unidade de medida. 1 daN = 1,02 Kp
DAV Associação Alpina Alemã.
Dead man Protecção para neve. Esta placa de metal em forma de seta unida a um cabo de aço, permite criar um ponto de fixação sobre neve mole e profunda. Deve ser enterrado na totalidade, sendo necessário ter em atenção o nível de inclinação pendente onde é colocado.
Declinação magnética Ângulo existente entre a direcção do Norte Geográfico e a direcção do Norte Magnético.
Declive Corresponde ao ângulo que uma vertente faz relativamente a uma superfície horizontal. Inclinação horizontal.
"Decotar" Baixar o nível de dificuldade (predefinido) de uma via de escalada. Geralmente esta "decotação" é resultante do "consenso informal" de outros escaladores que propõe um novo grau, um pouco acima ou abaixo do grau proposto pelo equipador da via. O equipador pode igualmente não ter escalado a via e consequentemente não ter definido qualquer grau.
Degelo Fusão, derretimento da neve e gelo iniciado no período de primavera como consequência de um aumento da temperatura. Em zonas de alta montanha este fenómeno aumenta bruscamente o caudal dos rios em zonas mais baixas, tornando aqui a sua travessia mais perigosa.
"Delicado" Passo de escalada, geralmente de grande precisão, onde é necessário resolver o problema técnico com a máxima atenção e determinação. Particularmente as vias de média e alta dificuldade em aderência sobre placas de granito, possuem inúmeros passos delicados. O passo chave encontra-se a maioria das vezes nestes pontos, e os pés são as extremidades a que lhes é exigido essa precisão.
Descensor Aparelho simples ou com mecanismo, que permite unir a corda de segurança para efectuar a descida o utilizador por corda fixa. Este aparelho provoca atrito na corda, permitindo um melhor conforto e controlo da descida. O descensor em Oito é o aparelho simples mais conhecido, e o Stop o descensor mecânico mais utilizado.
"Desequipar" Retirar as protecções colocadas numa via, (expresses ou protecções móveis).
Desidratação Perda exagerada de líquido, produzido geralmente por uma escassa ingestão de água. Este estado não ocorre apenas em temperaturas quentes mais também em climas frios e secos como os de montanha. Pode levar a um considerável abaixamento do rendimento físico, em casos leves, e à síncope em casos mais graves. É necessário beber regularmente água mesmo que ainda não exista a sensação de sede.
"Desnível" A mais conhecida revista Espanhola dedicada aos desportos de montanha, particularmente, Alpinismo, escalada e montanhismo. É sem dúvida, ainda, a Revista da especialidade mais lida no nosso território Nacional.
"Destrepar" Escalar no sentido descendente, destrepar. A acção de destrepar é normalmente mais difícil que a subida. Na escalada, o destrepe pode ser necessário para descansar num ponto abaixo numa posição mais "confortável", antes de realizar um movimento mais duro, ou porque em vias de vários largos, o escalador entrou noutra linha de via que não estava prevista. Esta última situação ocorre marcadamente em grande vias de escalada.
Dexametasona Medicamento destinado a prevenir e tratar casos leves e graves do Mal Agudo de Montanha.
Diaclase Profundas fendas na rocha resultante de tensões mecânicas existentes entre elas e das grandes variações de temperatura do ar.
Directíssima Via de escalada definida segundo uma orientação o mais vertical e linear possível (queda de uma gota de água).
Dissipador de energia Peça metálica ou em tecido cozido especialmente para este fim (Express/técnica) que visa reduzir a força sobre um determinado ponto colocado na rocha. Os dissipadores de energia são muito utilizados em vias de escalada em que as protecções (pontos intermédios de segurança existentes não podem ou não devem suportar a força normal resultante na detenção de uma queda. São recomendados para vias com protecções precárias ou velhas como pitons, ou sobre superfícies de fixação mais frágeis que a rocha, como o corre nas vias de cascatas em gelo. Nas vias ferratas são utilizados os dissipadores metálicos em conjunto com outro material que acompanha sempre o utilizador.
Dolinas Muito existentes em relevos calcários Cársicos, são pequenas depressões superficiais fechadas de forma circular e que se formam da dissolução da rocha calcária.
Dolomitas Famosa zona de escalada no maciço dos Alpes em Itália. Dolomito, tipo de calcário formado por carbonato de cálcio e magnésio. Rocha predominante nas Dolomitas, região do Tyrol norte de Itália.
Double Dry System Opção melhorada de Dry Treatment. A impermeabilização é realizada sobre cada fio da camisa da corda e sobre cada fio das secções da alma. Duplo tratamento de impermeabilização, tradução para Português.
Dragonera Denominação em espanhol para uma fita regulável que unida ao piolet e à mão do escalador, evita que o piolet caia caso o escalador o largue por distracção. Permite igualmente que seja possível voluntariamente libertar a mão para que se possa realizar alguma operação, ou mesmo descansar sem deixar cair o piolet. Fita é Indispensável em piolets técnicos.
Dry tooling Escalada mista extrema sobre colunas de gelo, alternando com grandes secções de escalada em rocha. Escalada muito praticada e desenvolvida nos EUA.
Dry Treatment Modelo de opção de corda que consiste num tratamento que evita que esta absorva água, evitando assim sobrecarrega-la de peso indesejado, bem como evita que esta se congele durante a escalada em gelo e ascensões de Alpinismo. Esta impermeabilização atrasa igualmente o desgaste da corda. Tratamento muito utilizado em cordas duplas e gémeas. Tratamento de impermeabilização, tradução para Português.
Dulfer Técnica de escalada de oposição. Deriva do nome do seu criador, o alemão Hans Dulfer.
Duralumínio Liga metálica composta de alumínio com pequenas percentagens de cobre, magnésio e manganésio. O duralumínio é leve resistente à corrosão pelos ácidos e pela água do mar e possui uma grande resistência mecânica.
Duvet Penas de ganso. Muito utilizadas para a confecção de sacos cama e casacos de penas.
Dynema Fibra de Nylon bastante resistente, muito utilizada na concepção de fitas expresses.

 

Página actualizada em
02-10-2003 17:13:23