1| A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

B

  Significado
B1 Primeiro nível de dificuldade da escala de graduação mais utilizada na escalada de Boulder. Este termina actualmente em B3. Existem outras duas escalas mais "precisas" e abrangentes como seja a de Hueco Tanks, EUA que termina em V14, e a de Fountainebleau em França, que termina em 8b+.
"Bailarina" Termo genérico para designar os "pés de gato" bastante maleáveis, indicados para a escalada de aderência sobre placas de granito. Geralmente estes modelos são bastante rápidos de calçar, visto não possuírem sistemas de fecho com atacadores. O seu ajuste é realizado pela banda elástica existente no peito do pé.
"à abrir" Expressão utilizada pelos escaladores da região norte de Portugal, para designar a escalada "à frente", ou seja, a realizada pelo primeiro de cordada.
Bandeira de SOS Quadrado vermelho em tecido com um círculo branco à volta. Esta bandeira deve ser colocada onde é necessário auxílio. Apesar de extremamente útil para localizar mais facilmente um local onde é necessário ajuda (principalmente de helicóptero), são raros infelizmente os praticantes de montanhismo, alpinismo, escalada, trekking e esquiadores os que a possuem uma.
Barlavento Direcção de onde sopra o vento.
Barógrafo Aparelho que mede e regista a pressão atmosférica.
Basalto Rocha básica de grão fino, muito presente nas correntes de lava. 90% das rochas vulcânicas são basálticas e surgem com maior frequência nos fundos oceânicos.
Basic Modelo de bloqueador de uma conceituada marca francesa, muito utilizado em sistemas para içar cargas (manobras de salvamento), ou como auto-segurança no decorrer de uma escalada sem companheiro utilizando uma corda fixa em, Top rope. Esta última utilização apenas deve ocorrer como último recurso. Muita atenção: não é um aparelho indicado para realizar a escalada em solitário.
Bastão de sonda Fino bastão de grande comprimento (3, 3,5m), extremamente útil para detectar vítimas enterradas na neve após uma avalancha.
Batons Bastões de altura regulável ou não (os primeiros denominam-se de telescópicos), muito úteis para auxiliar os trekkers, montanhistas e alpinistas durante a caminha e subida de pendentes, bem como durante a descida. No primeiro caso faz descarregar o peso da mochila sobre os braços, que em contacto com os batons no solo criam mais um ponto de apoio, aliviando desta forma o trabalho e esforço despendido pelos membros inferiores. Na descida alivia principalmente o impacto e o esforço que recai sobre a articulação do joelho, bem como auxilia na manutenção do equilíbrio. Usar de preferência aos pares e apenas quando for realmente necessário, pois segundo algumas teorias pode comprometer a noção natural de equilíbrio na posição bípede, apenas com os naturais dois pontos de apoio dos membros inferiores, o que pode levar a uma incapacidade de reagir eficazmente perante uma situação de desequilíbrio.
Baudrier Outra designação utilizada em Portugal para arnês. Origem da palavra é francesa.
Bavaresa Laje de rocha destacada da restante.
Bávaro Tipo de calção utilizado pelos montanheiros até aos finais da década de 70. O seu comprimento ia um pouco além da região inferior do joelho. Nesta zona a extremidade era ajustada através de um cordel na sua bainha.
Beaufort (escala de) Criada em 1806 por Sir Francis Beaufort, esta escala era inicialmente destinada a avaliar força do vento no mar, tendo sido posteriormente adicionados os dados dos efeitos do vento também em terra. A velocidade do vento em terra é dada em número de força de 0 a 12.
Benasque : Localizado na "base" dos Pirinéus centrais, Huesca, a vila Benasque alberga o Centro de formação de técnicos especializados em desportos de montanha da EEAM (Escola Espanhola de Alta Montanha). Visite a sua página http://www.barrabes.com/eeamb/textos/. Este funciona ininterruptamente desde 1995 após os esforços conjuntos da FEDME (Federação Espanhola de Desportos de Montanha e Escalada), Conselho Superior de Desportos, (CSD) e a comunidade de Aragão. A formação dada é destinada a profissionais dos desportos de montanha, bem como a todos aqueles que se queiram iniciar com uma base sólida nas mais variadas modalidades de montanha.
Benjui Tintura de Benzoina, extraída de um arbusto aromático é indicada para endurecer e cuidar da pele das mãos daqueles escaladores mais aferrados à rocha.
Beterbrake Pequena placa metálica circular com dois orifícios, destinada à segurança na escalada com corda simples ou dupla. O nome refere-se ao modelo de uma marca.
Bicoin Tipo de entalador em forma piramidal, com 4 faces lisas e duas posições de trabalho. Actualmente são muito pouco utilizados devido a sua escassa polivalência.
"Big bro" Tipo de entalador regulável de formato cilíndrico, indicado para colocar em fendas largas. Muito utilizado nos Estados Unidos.
Big foot Segundo constam as lendas é uma personagem mítico semelhante ao Yeti, mas "existente" apenas nas montanhas da América do Norte.
Biodegradável Decomposição mais ou menos rápida de certas substâncias por organismos vivos.
Birdbeak Tipo de micro piton utilizado na escalada artificial em rocha sobre fendas de irrisória profundidade e largura.
Bivacar Passar pelo menos mais de uma noite na natureza, sem dormir em refúgio ou tenda. Geralmente define-se por bivacar o dormir ao relento, com ou sem abrigo improvisado.
Black Limit Modelo de opção de corda que possui o seu meio marcado com a uma tinta preta não destrutiva para o poliamida (material de fabrico da corda), com vista a sinalizar claramente este ponto. Permite que a cordada instale mais rapidamente a corda no ponto da reunião para realizar a descida em rapel, na medida em que o meio está claramente identificado. Garante teoricamente que as pontas estarão ao mesmo nível. Esta marca é também uma boa referência de segurança em vias em que se desconhece o comprimento total da via, quando existe a necessidade de baixar o primeiro escalador até ao solo com o método molinete. Característica especialmente indicada para cordas simples. Deveria ser uma norma obrigatória para todas as marcas com cordas de uso em simples.
"Bloquear" Reter a corda no aparelho ou sistema de segurança. Bloquear um movimento devido a uma exigência técnica, física ou também psicológica.
Blue Water Tipo de marcador específico concebido para marcar o meio das cordas, ou outros tecidos em fibra sintética. Os seus constituintes não deterioram o poliamida ao contrário dos tradicionais marcadores de escola que são possíveis de encontrar nas papelarias. Outros modelos de outras marcas, são Sharpie e Magic Marker.
Bong Bong Muito utilizado nos EUA, principalmente na década de 70, este tipo de entalador de grande formato com inúmeros orifícios, encontra-se actualmente em desuso, como resultado do aparecimento de outras peças mais versáteis como os friends.
Boreal Relativo ao hemisfério Norte. É igualmente a marca de uma conceituada empresa espanhola de fabrico de calçado para montanhismo, alpinismo e escalada.
Botas de plástico Categoria de botas fabricada em poliuretano, destinada ao alpinismo em zonas de grande altitude ou de frio extremo. São normalmente utilizadas em conjunto com os crampons. Indispensáveis na escalada no gelo e Esqui, com as devidas alterações para cada modalidade.
Botim Primeira "camada" interna de uma bota de plástico fabricada em material bastante leve e isolante. Muito utilizada no alpinismo a grandes altitudes. Nem todas as botas de plástico possuem este botim.
Boulder Anglicismo para definir um pequeno bloco de rocha. Utiliza-se para caracterizar a disciplina da escalada destes blocos. Em Portugal generalizou-se também o termo: Escalada de Bloco.
Buildering Anglicismo para definir a escalada de edifícios. (Building - Edifício).
Buril Pequeno segmento de metal cilíndrico de expansão, destinado a ser colocado nos furos realizados na rocha por um burilador. A este material é unida uma pequena e fina plaqueta para que se possa utilizar como um simples protecção fixa na rocha (não apto para suportar grandes quedas). Actualmente já não é utilizado sendo apenas encontrado em grandes vias clássicas em livre e artificial. Percursor do, agora também em desuso, spit.
Burilador Pequeno punho com uma broca que permite com o auxílio de um martelo realizar furos na rocha.
Bússola Aparelho muito simples mas bastante importante para a realização de uma orientação precisa. É constituída basicamente por uma agulha magnética inserida num recipiente circular graduado de 0 a 360º. A agulha magnética, banhada num líquido é constantemente atraída em direcção aproximada do pólo norte.

 

Página actualizada em
02-10-2003 17:13:23