2002 - Ano Internacional das Montanhas

 

Em Novembro de 1998 as Assembleia-geral das Nações Unidas (NU) declaro 2002 como o Ano Internacional das Montanhas (AIM).

A FAO o organismo das NU para a Agricultura e Alimentação ficou responsável pela coordenação do AIM. A UNESCO, (Educação Ciência e Cultura) a PNUA (Meio Ambiente) e a PNUD (Desenvolvimento) são também organizações das NU que irão colaborar com a FAO. Os governos de todos os países, ONGs (Organizações não Governamentais) e outras instituições devem ser igualmente agentes claramente intervenientes na conclusão dos objectivos propostos.

Esta declaração, (AIM 2002) integra-se dentro do capítulo 13 (Desenvolvimento Sustentável das Montanhas) do programa 21 criado na Cimeira da Terra em 1992 que decorreu no rio de Janeiro. Os objectivos do AIM no âmbito de assegurar o bem estar das populações de montanha e de promover o desenvolvimento sustentável nessas zonas, são os seguintes:

  • Assegurar o bem-estar presente e futuro das comunidades de montanha, promovendo a conservação e o desenvolvimento nestas zonas;
  • Incrementar a consciência, assim como o conhecimento do ecossistema das montanhas, suas dinâmicas, sua forma de funcionar e sua importância decisiva em proporcionar alguns bem e serviços estratégicos essenciais para o bem estar do homem das terras altas ou das terras baixas, tanto urbano como rural, em particular o aprovisionamento de água e a segurança alimentar;
  • Promover e defender a herança cultural das comunidades/sociedades de montanha;
  • Ter em atenção aos frequentes conflitos que ocorrem nas áreas de montanha e promover a paz nessas regiões.

Os objectivos serão alcançados mediante a criação e intercâmbio de informação, sensibilização e consciencialização, educação, formação, difusão, documentação das melhores práticas de formulação de conselhos na base de estudos de casos que tenham tido êxito nesse campo, e a promoção e legislação especifica de uma política sobre as montanhas.

Nota: este conteúdo foi traduzido e em parte adaptado do site http//www.montanas2002.org

 

 

Página actualizada em
02-10-2003 17:13:23